GLOSSÁRIO COMUNICAÇÃO


COMUNICAÇÃO
Do lat. communicatio de communis = comum significa a ação de tornar algo comum a muitos. É o estabelecimento de uma corrente de pensamento ou mensagem, dirigida de um indivíduo a outro, com o fim de informar, persuadir, ou divertir. (Pequena Enciclopédia de Moral e Civismo). Significa, também, a troca de informações entre um transmissor e um receptor, e a inferência (percepção) do significado entre os indivíduos envolvidos.
Http://pt.scribd.com/doc/13460315/Aula-4-Comunicacao-Interpessoal

 COMUNIAÇÃO ALTERNATIVA –
Refere-se a qualquer forma de comunicação, diferente da fala, usada por um indivíduo em contexto de comunicação frente a frente.
(von Tetzchner e Martinsen, 2000)

COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA
É uma forma de comunicação complementar ou de apoio, a qual tem o duplo objetivo de promover e apoiar a fala e garantir uma forma de comunicação, caso a pessoa não aprenda a falar.
(von Tetzchner e Martinsen, 2000)








COMUNICAÇÃO COM AJUDA
Compreende todas as formas de comunicação em que a expressão da linguagem exige o uso de qualquer instrumento exterior ao utilizador. Os signos são seleccionados. Tabelas de comunicação, dispositivos com fala digitalizada, computadores e outros tipos de tecnologias de apoio para a comunicação são utilizados nesta categoria. Apontar um signo gráfico ou uma imagem é comunicação com ajuda, porque o signo ou a imagem são a expressão comunicativa.

 COMUNICAÇÃO DEPENDENTE -
Diz que quem comunica depende de outra pessoa para interpretar o significado do que é expresso. A comunicação através de tabelas com letras simples, palavras ou signos gráficos são alguns exemplos. Os indivíduos que usam signos gestuais podem necessitar de um parceiro para interpretar os signos.
COMUNICAÇÃO INDEPENDENTE
A mensagem é formulada na totalidade pelo indivíduo. É o caso da comunicação através de dispositivos com fala digitalizada ou sintetizada, capazes de dizer frases inteiras, ou através de tecnologias de apoio em que a mensagem é escrita em papel ou num ecrã
 (Tetzchner e Martinsen, 2000).


COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL-
 É essencialmente um processo interativo e didático (de pessoa a pessoa) em que o emissor constrói significados e desenvolve expectativas na mente do receptor.

COMUNICAÇÃO SEM AJUDA -
Abrange as formas de comunicação nas quais quem comunica tem que criar as suas próprias expressões da linguagem. Os signos são produzidos. Temos o exemplo dos signos gestuais. O código Morse também faz parte deste conjunto, porque o próprio utilizador produz cada letra em Morse. O vulgar acto de apontar e outros gestos são também exemplos de comunicação sem ajuda, pois os próprios gestos são a expressão comunicativa.
           



 PROCESSO BÁSICO DE COMUNICAÇÃO -
Uma mensagem pode ser transmitida de modo:
 VERBAL –
 A comunicação verbal é o modo de comunicação mais familiar e mais frequentemente usado. Divide-se:
A)   VERBAL-ORAL –
 Refere-se a esforços de comunicação tais como dar instruções a um colega, entrevistar um candidato a um emprego, informar alguma coisa a alguém, e assim por diante.).
B)   VERBAL-ESCRITA
Refere-se a memorandos, relatórios por escrito, normas e procedimentos.
SIMBÓLICA -
As pessoas cercam-se de vários símbolos, os quais podem comunicar muito a outras pessoas. O lugar que moramos, as roupas que usamos, o carro que dirigimos, a decoração do escritório e outras coisas mais expressam parte da nossa personalidade.
Http://www.ceismael.com.br/oratoria/comunicacao-interpessoal.htm




NÃO-VERBAL –
 A comunicação não-verbal, que se refere à transmissão de uma mensagem por algum meio diverso da fala e da escrita, é uma das facetas mais interessantes da comunicação. Incorpora coisas como o modo com que usamos o nosso corpo, os nossos gestos e nossa voz para transmitir certas mensagens.
Http://www.ceismael.com.br/oratoria/comunicacao-interpessoal.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário